1. Não conheço o meu nível de francês. Qual é o módulo mais adequado às minhas necessidades?

Antes de começar a formação, terá de fazer um teste de nível escrito e oral. Em função dos resultados, poderemos propor-lhe o módulo mais adequado ao seu nível atual de francês.


2. Tenho pouco tempo para estudar, posso fazer e-learning?

A formação de e-learning é particularmente adequada para as pessoas que não podem frequentar cursos em presencial. Proporciona-lhe uma grande flexibilidade, já que pode aceder ao ambiente de aprendizagem quando e onde quiser (no escritório, em casa, em viagem).

No entanto, para poder progredir na aprendizagem do francês, tem de dedicar algum tempo ao trabalho em autonomia (no mínimo 4 horas antes de cada tutoria) e ser assíduo(a) nas sessões individuais com o tutor.


3. Quanto tempo é preciso para concluir um módulo?

O formando dispõe de um período de um a três meses para efetuar a formação. Para um aproveitamento máximo, aconselhamos que trabalhe regularmente e seja assíduo(a) nas sessões com o tutor.


4. Em que consiste o trabalho em autonomia?

O trabalho em autonomia efetua-se na plataforma de aprendizagem da Alliance Française de Lisboa. Cada módulo é composto por oito unidades de aprendizagem.

Em cada unidade, são propostas atividades interativas para o(a) ajudar a cumprir tarefas de comunicação adequadas ao seu nível, como, por exemplo, apresentar-se, descrever a sua casa, redigir o seu CV em francês ou dar a sua opinião sobre um tema da atualidade.


5. Em que consiste uma sessão de videoconferência?

Durante a videoconferência, o tutor orienta o formando na sua aprendizagem e propõe-lhe atividades de expressão oral para praticar os objetivos de comunicação abordados em autonomia. O formando pode também aproveitar a sessão para colocar perguntas, esclarecer dúvidas, etc. Cada sessão personalizada tem a duração de uma horaAs sessões de tutoria têm uma frequência semanal ou bissemanal. Não hesite em contactar-nos se pretender ritmos mais intensivos.


6. Como posso marcar uma sessão com o meu tutor?

Antes de iniciar a formação, são predefinidos com o formando os horários das sessões de acordo com as suas disponibilidades, já que a regularidade destas sessões é muito importante. Estes horários podem todavia ser alterados durante o decorrer da formação. Se quiser cancelar uma sessão de tutoria, o tutor terá de ser avisado com, pelo menos, 24 horas de antecedência.

As sessões de tutoria podem realizar-se de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Para outros horários, deverá contactar os nossos serviços.


7. Quem são os tutores?

Os cursos a distância são ministrados por professores experientes que integram a equipa de formadores habituais da Alliance Française. Todos os nossos tutores são formados em Ensino do Francês Língua Estrangeira.


8. É mesmo possível aprender francês a distância?

A formação a distância que propomos há vários anos já deu provas. Se trabalhar regularmente em autonomia e for assíduo nas sessões personalizadas com o tutor, poderá fazer grandes progressos nas quatro áreas de competência: compreensão e expressão escrita e compreensão e expressão oral.


9. Existem aulas de grupo?

A formação a distância é proposta principalmente na modalidade individual. No entanto, neste momento, a Alliance Française propõe também os cursos de grupo habituais a distância (40 horas de aula por visioconferência). Para mais informações sobre os horários e as datas das turmas, visite o nosso site ou entre em contacto com o nosso secretariado :

Site da Alliance Française    (+351) 212 400 086     geral.lisboa@alliancefr.pt


Modifié le: vendredi 10 juin 2022, 15:49